Por que a cirurgia bariátrica é também metabólica?

Consolidada na década de 1980 no Brasil, a cirurgia bariátrica ou de redução de estômago, como também é chamada, surgiu inicialmente com a ideia de tratamento da obesidade severa e mórbida. Porém, ao longo dos anos, observou-se, além da perda de peso, outros resultados significativos, em especial, referentes ao ganho de qualidade de vida.

Os pacientes apresentavam melhora substancial dos níveis de glicemia, hipertensão arterial, colesterol, ocorrendo, inclusive, um controle do diabetes mellitus, chegando até a interrupção do uso das medicações, ou então, diminuição do número das medicações ou das doses.

Com isso, há cerca de 10 anos, o conceito de cirurgia metabólica foi incorporado ao termo cirurgia bariátrica. A incorporação do termo foi feita com base em estudos científicos que comprovaram alterações endócrinas benéficas.

A cirurgia metabólica, hoje em dia, é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina e indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30 que não obtiveram sucesso com os tratamentos conservadores, com idade entre 30 e 70 anos, e diagnóstico definido de diabetes tipo II há menos de 10 anos sem controle clínico adequado mesmo com uso de medicações e mudanças no estilo de vida.

É importante frisar que a cirurgia bariátrica e metabólica vai muito além da estética. Muitos pacientes procuram o tratamento com o objetivo de perda de peso e melhora estética, mas a cirurgia é muito mais do que isso: o seu objetivo é o de reduzir a mortalidade e a morbidade, aparecimento e agravamento de doenças associadas a obesidade.

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais