Qual o objetivo da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica vai muito além da aceitação estética. O procedimento tem por objetivo, além da perda de peso, proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes ao reduzir a mortalidade e a morbidade, aparecimento e agravamento de doenças associadas a obesidade.

O obeso está mais propenso a desenvolver uma série de problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras enfermidades. E mais: estudos apontam que a obesidade mórbida pode reduzir em até 20 anos o tempo de vida de uma pessoa.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, publicada neste ano, revela que 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% pratica atividade física de forma insuficiente, o que é mais um sinal de alerta. Porém, é importante frisar que nem todo mundo que está acima do peso pode fazer cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é um procedimento considerado de alta complexidade e é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A indicação da bariátrica é feita somente para obesos crônicos, que já apostaram em diversos tratamentos, inclusive clínicos com reeducação alimentar, atividade física e uso de remédios, mas sem sucesso. Além disso, o índice de massa corporal (IMC) deve estar acima de 40kg/m².

A exceção é para pacientes com problemas de saúde, o que inclui dores articulares, hipertensão, distúrbios do sono ou doença cardiovascular. Nesses casos, pode ser autorizado para pacientes com IMC superior a 35 kg/M².

Porém, ainda, de acordo com a lei, o paciente deve passar por quatro avaliações, inclusive com a equipe multidisciplinar, que irá identificar o quadro clínico e se a obesidade mórbida ocorre, no mínimo, há cinco anos. (Ver artigo sobre a Importância do Acompanhamento Multidisciplinar)

Após essa série de cuidados, o paciente, que seguir as orientações, além da perda de peso, apresenta uma melhora significativa na autoestima, ganho de qualidade de vida, uma vez que algumas doenças são curadas ou melhor controladas, além de maior mobilidade.

 

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais