É preciso fazer “dieta” antes da cirurgia bariátrica?

É comum antes de uma cirurgia bariátrica, o médico cirurgião pedir para que o paciente faça uma dieta. Na verdade, o termo correto é reeducação alimentar e tem dois objetivos principais: perda de peso, para reduzir os riscos de complicações do procedimento cirúrgico, e iniciar a construção de um novo relacionamento com a comida, o que evitará o reganho de peso no futuro. Além disso, esse processo ajudará no pós-operatório, que exige uma alimentação diferenciada.

A redução de peso sugerida de forma mais acentuada num período, mínimo, de 2 a 3 semanas, tem por objetivo a perda de 5 a 10 quilos na balança. Com isso, os riscos de complicações também baixam, porque o fígado, localizado abaixo do estômago, tende a reduzir o tamanho, uma vez que estará menos gorduroso (esteatótico), diminuindo as chances de rachaduras e sangramentos durante a manipulação necessária no procedimento cirúrgico.

Outras questões envolvendo a perda de peso estão relacionadas diretamente ao comportamento alimentar. Após a cirurgia, o paciente passará por uma mudança brusca na alimentação, tanto na quantidade quanto de textura. 

A primeira fase da dieta será liquida, depois cremosa, seguida pela pastosa e leve até a reintrodução dos alimentos normais do dia a dia. Porém, a quantidade será reduzida. Por isso, a preparação alimentar se faz tão necessária antes do procedimento. Neste processo, o paciente também precisa reaprender, em muitos casos, a comer mais devagar e mastigar mais os alimentos.

Também será necessário fazer escolhas de alimentos mais nutritivos, além de manter um estilo de vida mais ativo, com exercícios físicos, e claro, o cuidado com a saúde mental faz parte do pacote.

Preparamos abaixo uma lista de 7 alimentos que ajudam a dar aquela sensação de saciedade. Confira!

1. Batata doce – Rica em fibras, é considerada um carboidrato do bem, uma vez que mantém três vezes mais a sensação de saciedade em comparação a outros alimentos.

2. Feijão – Assim como a batata doce, é rico em fibras e, por isso, também proporciona uma sensação de saciedade maior.

3. Proteínas – Lideram o topo da lista no quesito saciedade, porém para ter sucesso na perda de peso e manter uma alimentação saudável, opte por versões magras, como peixe, frango e cortes de carne vermelha sem gordura.

4. Ovos – Nem mocinho nem vilão. O ovo está no time das proteínas e é sim uma opção saudável. Claro que aqui refere-se a versão cozida, e não frita.

5. Saladas – Não pode faltar. Simples assim. Vale folhas e legumes. A única regra é comer antes dos outros alimentos. Isso, com certeza, irá aumentar a sensação de saciedade. Ah, também não vale usar molhos industrializados.

6. Frutas - Nem todas as frutas têm o poder da saciedade, porém outras dão essa forcinha na dieta, como maçãs, uvas e bananas. Essa é a razão para inseri-las como opção de lanches.

7. mastigação – Sim mastigar bem os alimentos é essencial no processo de emagrecimento. Além de ajudar na digestão e melhor absorção dos nutrientes, ajuda a informar o cérebro que o corpo já está alimentado. Em média, o cérebro leva de 15 a 20 minutos, após o início da refeição para ativar o mecanismo de saciedade. Ou seja, coma sem pressa e com consciência.

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais