5 cuidados necessários no pós-operatório de bariátrica

Após a cirurgia bariátrica o paciente precisa adotar uma série de medidas a curto e longo prazo, tanto para a readaptação do organismo quanto para manter a redução do peso proporcionada pela operação.

Os cirurgiões bariátricos Rodrigo Barbadopulos, Luiz Vicente Berti e Felipe Koleski abordaram alguns cuidados pós-operatórios necessários para o sucesso da cirurgia bariátrica durante o programa Barilive, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Confira!

 

1 – Pós-operatório imediato

A maioria das cirurgias atuais são realizadas por videolaparoscopia. Segundo Koleski o paciente já chega ao quarto do hospital com certa autonomia. “Pode levantar, ir ao banheiro e se sentar. De acordo com o serviço, vai poder receber líquido entre as 12 ou 24 primeiras horas. As dores da cirurgia precisam melhorar com a medicação”, pontuou Koleski.

 

2 – Dieta pós-operatória

Nos primeiros quinze dias após a cirurgia, a alimentação indicada pelo médico tem o objetivo de ajudar na recuperação e proteger o organismo. “O primeiro mês é o da recuperação e, depois, da reabilitação. A dieta líquida e pausada é necessária para não forçar as linhas de sutura”, explica Barbadopulos.

Quando chegar em casa, o ideal é fazer pequenas caminhadas dentro ou ao redor da casa, evitando ficar muito tempo deitado.

 

3 – Alimentação

É extremamente necessário que o paciente siga de forma rigorosa as orientações alimentares da nutricionista. “Geralmente devem ser consumidos 2 litros de líquido em 24 horas nos primeiros dias de pós-operatório. Isso evita uma série de complicações, como desidratação, cálculos renais e até a trombose”, explicou Koleski.

Após a dieta líquida é indicada a dieta pastosa, a branda e só então a alimentação geral. Os pacientes são orientados a escolher alimentos saudáveis e nutritivos.

 

4 – Identifique um sinal de alerta

Alguns sintomas merecem a atenção do paciente nos primeiros dias após a cirurgia. “Os principais são dor que não melhora com medicação simples, como paracetamol, febre de mais de 38 graus ou vômito persistente, além de estado alterado de comportamento como confusão mental, estar mais apático”, disse Felipe.

 

“Também é necessário estar atento a edemas de membros inferiores, principalmente se esses inchaços não forem simétricos”, alertou Rodrigo.

O cirurgião Luiz Vicente Berti orienta o que deve ser feito nesses casos. “As complicações podem ser uma série de coisas e, caso aconteçam, é importante identificar precocemente e entrar em contato com o seu médico”. Em caso de dores fortes, além de avisar o médico, procure uma emergência. “Só o seu médico sabe qual foi o tipo da sua cirurgia e o que foi feito na sua operação, então o ideal é entrar em contato com ele”.

 

5 – Reposição vitamínica

Normalmente todos os pacientes precisam fazer reposição vitamínica após a cirurgia. “Quando o paciente está entre 3 e 4 semanas nós começamos a dieta mais pastosa e a reposição vitamínica, geralmente com um complexo de vitaminas e complexo B e – para as mulheres – adicionamos cálcio e vitamina D, independente do tipo de cirurgia”, disse Rodrigo.

A longo prazo é extremamente importante que o paciente mantenha hábitos de vida saudáveis, com alimentação nutritiva e prática de exercícios físicos regular, além das consultas com a equipe multidisciplinar. A obesidade é uma doença crônica e progressiva que deve ser tratada ao longo de toda a vida.

 

*** O Barilive é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) com o objetivo de levar informação de qualidade para a população. As transmissões ao vivo acontecem todas as quintas-feiras, às 20 horas, no Facebook.

 

Fonte – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais