A importância do acompanhamento multidisciplinar para o paciente de bariátrica

Quando o paciente decide fazer a cirurgia bariátrica, precisa entender que não se trata apenas de um procedimento cirúrgico, mas de algo mais complexo. O tratamento da obesidade busca as causas que levaram ao desenvolvimento da doença. Por isso, é extremamente importante o acompanhamento, desde o início, de uma equipe multidisciplinar. Não apenas o cirurgião irá avaliar a pessoa, mas vários profissionais.

Com isso, além da condição da saúde para a realização da cirurgia, esses profissionais vão identificar as escolhas alimentares, as atividades diárias, se inclui exercícios físicos ou não, e até alterações hormonais e psíquicas que possam influenciar no ganho de peso.

Para que o tratamento da obesidade tenha sucesso é imprescindível que o paciente siga todas as orientações da equipe multidisciplinar e seja acompanhado de perto por todos os profissionais do grupo. Na minha equipe, além de mim, que sou cirurgião bariátrico, faço questão da atuação de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador física. A presença de todos esses profissionais é indispensável para um resultado efetivo no combate à obesidade, evitando, assim, o retorno da doença.

É importante entender que as mudanças hormonais provocadas pela cirurgia bariátrica vão influenciar o resto da vida. Porém, as maiores alterações, inclusive de peso, poderão ser observadas de forma mais intensa nos primeiros dois anos após a cirurgia. Despois deste tempo, a tendência é o paciente se acostumar com a sensação de saciedade, o que pode ser perigoso para quem não fez a reeducação alimentar.

É nesta fase que pode ocorrer o início da volta da obesidade. A longo prazo, de acordo com pesquisas feitas com pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, o índice de recidiva da doença é de 25% a 30%. Um número alto, que representa a parcela de pacientes que não mudaram efetivamente os hábitos de vida.

Por isso, mais uma vez, faço questão de frisar: a cirurgia bariátrica demanda de um conjunto de mudanças para ter sucesso. Se realmente quiser mudar de vida, ter mais qualidade, siga à risca as orientações de todos os profissionais da equipe, reaprenda a comer e insira atividade física na rotina, além de não descuidar da saúde mental.

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais