Hábitos importante para uma vida mais saudável

Viver mais e melhor. Quem não quer? Uma pesquisa realizada por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Holanda, China e Suíça identificou os cinco hábitos capazes de aumentar a expectativa de vida. As mulheres tiveram um aumento médio de 10 anos na expectativa de vida e os homens, sete.

O primeiro hábito, na verdade, deve ser cortado e chama-se cigarro. A segunda orientação é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. As outras três regrinhas para viver mais e com mais qualidade de vida é manter o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 kg/m2 e 24,9 kg/m², fazer atividades físicas moderadas a vigorosas regularmente e adotar uma dieta saudável.

Segundo os pesquisadores, a adesão a quatro ou cinco desses comportamentos permite prolongar os anos de vida livres de doenças crônicas como câncer, problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Já está comprovado que a obesidade e o sedentarismo, por exemplo, estão associados a problemas cardiovasculares, que correspondem a 30% dos óbitos no Brasil, e diabetes mellitus.


Um novo hábito

Mas como criar um novo hábito? Umas das recomendações é usar o Princípio de Pareto, que afirma que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas, ou seja, 80% dos bons resultados vêm de 20% dos esforços. A ideia deste princípio não é criar uma infinidade de regras no dia a dia, o que acarretará no não cumprimento de nenhuma, mas focar em duas ou três que trarão maiores resultados, o que aumentará a chances de sucesso.

Para isso, faça uma agenda e acompanhe seus novos hábitos, foque em uma coisa de cada vez, cultive mini hábitos até alcançar o objetivo principal, substitua hábitos ruins por bons e não hesite em pedir ajuda a outras pessoas.

7 ações para começar hoje

1 – Substitua refrigerantes por suco naturais e água saborizada, você vai se surpreender com a variedade de sabores;  

2 – Não pule refeições ao longo do dia, principalmente café da manhã, almoço e janta. Os lanches intermediários também são importantes para não exagerar nas refeições principais;

3 - Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água, sucos e chás. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em movimento;

4 - Prefira alimentos integrais, pois levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino;

5 - Evite alimentos muito calóricos no jantar, pois podem prejudicar o sono e aumentar o peso;

6 - Pratique atividade física regularmente, pois é fundamental para garantir o bom condicionamento físico, aumentar a longevidade e diminuir o estresse;

7 - Durma bem. A ciência tem discutido quanto a quantidade horas, o que não se discute, no entanto, é a qualidade do sono para a saúde, inclusive para quem quer emagrecer.


Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais