Vantagens e desvantagens de fazer a cirurgia bariátrica no verão

Com o início do verão e as viagens frequentes para praia e piscina, é comum o aumento da procura por cirurgia bariátrica. Além do que pessoas obesas costumam sofrer mais com o cansaço e suor. Mas será que este é o período mais indicado para realizar este tipo de cirurgia? Confira a seguir as vantagens e desvantagens para realizar a cirurgia bariátrica no período mais quente do ano.

Vantagens

- Ingestão de gordura - no inverno o corpo pede maior ingestão de gordura, um mecanismo natural do nosso organismo para fortalecer nossa camada adiposa natural de proteção ao frio. Porém, quando a cirurgia bariátrica é feita há uma indicação de redução de alimentos gordurosos, e este desafio pode ser maior. Portanto, fazer a cirurgia em um período mais quente pode ser melhor.

- Agenda mais livre - justamente por ser um período intenso de viagens, muitos pacientes escolhem fazer a cirurgia no inverno, o que acaba lotando as agendas dos cirurgiões nos meses mais frios. Pode ser que o médico esteja com a agenda mais livre, e se você não for viajar este pode ser o período ideal.

- Autoestima - nessa época que o corpo fica mais à mostra, a busca pela redução de peso está altíssima. Ainda que hajam restrições no pós-operatório, o paciente já pode circular por alguns lugares e o fato de estar em forma vai melhorar sua autoestima.


Desvantagens

- Alimentação - A cirurgia bariátrica exige restrição alimentar por algum tempo, por isso se você costuma se seduzir facilmente por sorvete, doces gelados, e outras delícias do verão saiba que vai ter que abrir mão deles por um bom tempo. 

- Hidratação - No início do pós-operatório o paciente precisa passar por um período de alimentação somente por líquidos. Como no verão brasileiro as temperaturas são muito altas isso pode gerar uma desidratação maior, e por isso a ingestão de líquidos precisa ser ainda mais rigorosa.

- Períodos de maior incidência do sol - É fundamental evitar a exposição ao sol intenso, algo que pode causar mal-estar além de afetar a pressão arterial. Por isso é importante evitar ao máximo a exposição direto ao sol, especialmente no período entre as 10h e às 16h da tarde, quando o sol está mais intenso.

Graças a evolução da medicina cirúrgica, atualmente o procedimento pode ser realizado por laparoscopia, um formato de cirurgia minimamente invasiva. Neste caso a incisão feita é de somente 1cm, menor que o tamanho de um dedo. Por isso a recuperação pós-cirurgia é rápida, em alguns casos o paciente nem precisa dormir no hospital, independente do período do ano que é feita. Consulte seu médico para entender como a bariátrica pode ser feita por meio deste método.


Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais