Melhor idade: Dicas para envelhecer com mais saúde

Estimativas da Organização Mundial da Saúde mostram que até 2030, 1 em cada 6 pessoas terá mais de 60 anos, e que em 2100 36% da população nas Américas terá mais de 60 anos. Isso tudo indica que estamos vivendo mais tempo, e para viver melhor e com mais saúde no futuro é fundamental cuidar hoje, lançar mão de algumas práticas que preservem o nosso bem-estar mental e físico para uma vida de longo prazo.

Confira a seguir alguns hábitos que reuni para fazer:

Exercite os músculos

Com o tempo os músculos vão perdendo o tônus, e quanto menos se exercitam mais complicam para fazer atividades simples como sentar e levantar. Por isso comece ainda jovem a fazer musculação, essa deve ser a prioridade de quem quer ter um organismo saudável quando ficar idoso. Esta é uma prática que vai colaborar para que você não dependa tanto das outras pessoas. Se possível, opte pelos exercícios de menor impacto como exercícios na água. Esportes coletivos também devem ser evitados em uma certa idade, opte por danças e caminhadas.

Treine seu cérebro

A Organização Mundial da saúde recomenda algumas iniciativas para exercitar o cérebro como baralho, palavra cruzada, dominó, jogo da memória e sudoku. A ideia é promover pequenos desafios para treinar um dos músculos mais importantes do nosso corpo, o cerebral, e assim mantê-lo funcionando ativamente. Ter uma atividade profissional a longo prazo também pode fortalecer não só o cérebro, mas a vontade de se superar a cada dia. Se desafiar a fazer pequenos avanços na vida, como executar um exercício novo, fazer uma prática nova de algum esporte, também ajuda a treinar o cérebro.

Rede de apoio

Manter os vínculos e pertencer a diferentes grupos fazem parte do protocolo para seguir tendo uma boa vida na velhice. Preservar a união e fortalecer os laços afetivos, além de transformar a vida em um caminho mais leve, garante que quando precisarmos de alguém teremos com quem contar. Por isso uma das dicas é: identifique quais são as pessoas que fazem bem para você ter por perto e fortaleça sua relação com elas. A depressão por conta do isolamento pode ser algo frequente na velhice, mas ela não irá te alcançar se você tiver se prevenido antes.

Respeite seu corpo

Alimentar-se bem hoje mostra para o seu corpo que você está se preocupando com ele, e ele irá retribuir seu cuidado. Ingerir alimentos ricos em fibras, evitar industrializados, com muito sódio, sal e açúcar, diminuir a ingestão de gordura fazem parte de uma rotina alimentar saudável. Dormir é fundamental, mantenha uma higiene do sono, ou seja, apague as luzes uma hora antes de dormir para seu corpo ir relaxando, evite telas e músicas altas neste período. Higienizar-se também é fundamental, é algo que traz bem-estar e conforto.

Ter o acompanhamento de médicos confiáveis é essencial para cuidar bem do seu organismo. Faça o checkup geral uma vez por ano e consulte o médico sempre que tiver algum sintoma fora do normal.

Você também vai gostar de ler

Cirurgia Bariátrica: Desvendando os Mitos e Verdades. Quem pode fazer?

Leia Mais

Combate à Obesidade Infantil: Uma Batalha pela Saúde do Futuro

Leia Mais

Vesícula Inflamada: Saiba como identificar e realizar o tratamento.

Leia Mais