Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Época de carnaval se torna uma das mais movimentadas do país, que traz com ela muita tradição, história e folia. Mas nesse período, um fator principal que devemos cuidar, além do nosso figurino ou fantasia, é nossa saúde.


Devido ao alto consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação e desidratação, nosso corpo pode acabar pedindo socorro. E logo abaixo você confere algumas dicas de como se livrar dessa maré baixa e curtir o carnaval tranquilamente, levando de uma forma saudável.


Hidratação em primeiro lugar!


Beber água pode cair no esquecimento durante a folia, mas a dor de cabeça do dia seguinte pode rapidamente lembrá-lo da importância da hidratação. A regra é clara: mantenha-se hidratado sempre! A água auxilia no processamento do álcool pelo fígado, reduzindo as consequências da intoxicação. Portanto, não se esqueça de ter uma garrafinha à mão.


Alimente-se de maneira saudável


Durante o carnaval, é comum consumir alimentos com baixo valor nutricional. No entanto, lembre-se de que seu corpo estará exposto a vários perigos, e um sistema imunológico enfraquecido é a principal porta de entrada para diversas doenças. Realize pelo menos três refeições nutritivas por dia, contendo alimentos adequados e tenha o privilégio também de consumir frutas, sucos e vegetais higienizados. Em caso de emergência, tenha barrinha de cereal na bolsa, ela será sua companheira de todas as horas.


Proteja sua pele


Essa orientação não é apenas para o carnaval, mas nessa época, a atenção deve ser redobrada. Escolha um protetor solar com fator de proteção elevado, adequado ao seu tipo de pele. O protetor solar não apenas evita queimaduras, mas também diminui as chances de desenvolver câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil e no mundo.


Descanse seu corpo e viva o momento


Seu corpo precisa de descanso para recarregar as energias, permitindo que você aproveite melhor o carnaval. Não esqueça de relaxar o seu corpo. 


Além das dicas acima, vale lembrar que roupas e calçados leves, permitem mobilidade e conforto para o momento. Fuja de materiais sintéticos, que dificultam a transpiração, e evite cortes muito apertados, especialmente nas articulações do corpo, como joelhos, cotovelos e cintura.


Aproveite seu carnaval com responsabilidade, mantenha sua saúde em dia e crie boas memórias de momentos especiais.

Você também vai gostar de ler

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Minha participação no XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2023

Leia Mais