Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Nos últimos anos, a medicina tem testemunhado avanços notáveis, especialmente no campo da cirurgia. Uma das mudanças mais significativas tem sido a transição para procedimentos minimamente invasivos. Mas afinal, o que é uma cirurgia minimamente invasiva?


São procedimentos cirúrgicos realizados através de pequenas incisões, sendo facilitado pelo uso de tecnologias avançadas, como laparoscopia, robótica e imagens médicas de alta definição. Saiba abaixo os benefícios e vantagens ao precisar desse método.


Benefícios são diversos, entre eles: 


Menor trauma cirúrgico: As pequenas incisões da cirurgia minimamente invasiva causam menos danos aos tecidos, o que resulta em menor sangramento, inchaço e dor pós-operatória.


Recuperação mais rápida: Geralmente leva a uma recuperação mais rápida do que a cirurgia tradicional, permitindo que o paciente retorne às suas atividades habituais mais cedo.


Menor risco de infecção: As incisões menores da cirurgia reduzem o risco de infecção, um dos principais problemas das cirurgias tradicionais.


Menor tempo de internação: A CMI geralmente requer um tempo de internação hospitalar menor do que a cirurgia tradicional.


Melhor resultado estético: As pequenas incisões da CMI deixam cicatrizes menores e menos visíveis.


Vantagens da Cirurgia Minimamente Invasiva


Precisão: Permite uma melhor visualização do campo operatório, o que aumenta a precisão do procedimento.


Segurança: É considerada uma técnica segura e eficaz, com resultados comparáveis ou superiores à cirurgia tradicional.


Versatilidade: A cirurgia pode ser utilizada para uma ampla gama de procedimentos, incluindo cirurgias abdominais, cardíacas, ginecológicas, urológicas e ortopédicas.


É importante ressaltar que nem todos os pacientes são candidatos a este modelo de cirurgia. A decisão de realizar uma cirurgia minimamente invasiva deve ser tomada pelo médico, em conjunto com o paciente, após uma avaliação individualizada.

Você também vai gostar de ler

Março Azul Marinho: Vista a Prevenção Contra o Câncer de Colorretal

Leia Mais

Carnaval e Saúde: Saiba como aproveitar a folia de uma maneira saudável

Leia Mais

Minha participação no XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2023

Leia Mais