Vesícula Biliar: como diminuir as chances de ter uma inflamação

Uma inflamação na vesícula causada por cálculo biliar pode gerar tanta dor e risco que é necessário fazer uma cirurgia de emergência para retirá-la. Por conta disso, separamos informações para diminuir o risco que sua vesícula inflame e ainda para evitar que você desenvolva e sinta dores ocasionadas pelos cálculos biliares.

Cerca de 80% das pessoas que possuem cálculos biliares não chegarão a apresentar sintomas, mesmo assim a prevenção é extremamente importante pelo fato da incidência deste mal ser grande, cerca de 10 milhões de brasileiros segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Hábitos para evitar inflamação

O principal tratamento preventivo para diminuir as chances de ter uma inflamação na vesícula são: alimentação rica em frutas e verduras e baixa em gorduras e açúcares, prática de exercício físico para diminuir o peso e principalmente dieta para diminuir o colesterol. Neste documento completo o Ministério da Saúde informa dicas de tratamento e prevenção

É possível fazer a cirurgia antes de ter a inflamação?

Hoje, por conta de avanços na medicina minimamente invasiva com cirurgias que possuem incisões menores do que o tamanho de um dedo, a operação e recuperação são muito mais rápidas. Por isso, para a maioria dos casos é indicada a cirurgia de retirada da vesícula antes de inflamação, esta inclusive é uma das formas de prevenção mais eficazes que existem. A cirurgia é relativamente simples e logo o paciente pode voltar a sua rotina normal.

Risco de morte

Os pacientes não operados correm um risco de 30% a 50% de ter complicações graves como uma infecção generalizada. Por isso é fundamental seguir os métodos para prevenção, principalmente se o cálculo for diagnosticado. Inclusive temos um texto com dicas para diminuir a chance de ter crise, especialmente para quem vai viajar.

Como é a dor de inflamação de vesícula biliar

Mais do que saber como se prevenir é fundamental saber identificar a dor de inflamação da vesícula. A vesícula biliar fica logo abaixo do fígado do lado direito, na região abdominal superior. A dor de inflamação é intensa, vem irradiando da parte abdominal para a caixa torácica e costelas. Pode ser mais intensa após as refeições e ainda pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e febre.  

Ter um acompanhamento de um especialista é o melhor hábito para evitar uma crise. Por isso tenha um médico de confiança com quem você possa contar, e em caso de desconforto entre em contato com ele.


Você também vai gostar de ler

Combate à Obesidade Infantil: Uma Batalha pela Saúde do Futuro

Leia Mais

Vesícula Inflamada: Saiba como identificar e realizar o tratamento.

Leia Mais

Benefícios e vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Leia Mais